segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Algumas notas sobre a depressão

Há muito tempo não escrevo. Sinto que estou enferrujado, ou que até mesmo perdi minha intimidade com as palavras. Também pode ser porque há muito tempo não tenho um tempo comigo mesmo e um "papel".

Acredito que esteja na hora de colocar essas palavras aqui. Elas já estão borbulhando há algumas semanas, pedindo para sair.

Em um ano passei por tantas transformações, e tão rápidas, que me perdi. Não sei mais em qual transformação eu deixei para trás meu conforto.

Eu entrei em colapso mental. Exauri totalmente minha capacidade, cheguei à não saber o caminho de casa, cheguei à não sentir o gosto da comida. Lia coisas e elas não diziam nada. Senti tanto medo, que não conseguia dormir. Ainda sinto este medo algumas vezes, e ele pode ser tão real que paralisa os movimentos.

Me deprimi, em um processo que desconfio que tenha se iniciado há muito tempo. Esse processo me levou à todas as mudanças bruscas que tenho feito.

Estou aprendendo a conviver com a depressão, ansiedade ou seja lá que diabos seja esse sufoco que aparece sem motivos no coração, e vem vinculado à pensamentos negativos e à preocupações que não preciso ter - mas tenho.

O motivo deste texto, talvez seja para que ele seja encontrado por pessoas que estejam passando por isto. Eu acredito muito nesta história de que um ajuda o outro com sua experiência, e sei que no desespero procurarmos ajuda no Google. Quem sabe eu consiga ajudar um pouquinho.

Algumas descobertas ou crenças têm me ajudado:

- A vida é curta demais, precisamos aproveitar cada momento de forma intensa.
- E isto também sugere que tudo passa, inclusive esses sentimentos ruins. Eles passam em algum momento - Graças a Deus!
- Todo mundo, qualquer pessoinha que você consegue enxergar, tem um problema grande. Um defeito que se esconde nos mais profundos cantos destes seres. A diferença é que isto ainda não os atormenta. E se chegamos aqui, é porque algo está nos incomodando, e isto nos mastiga calados.
- Eu acredito em um misto de predestinação com  livre-arbítrio. Nós temos a liberdade de decidir pelos caminhos que queremos seguir, mas acredito que todos os caminhos já estão traçados antes de nascermos, e inevitavelmente encontraremos tudo o que precisarmos encontrar no nosso percurso.
- Não precisamos nos calar. Não precisamos sofrer calados, engolir todo o choro. Não devemos ter vergonha de ser quem somos, de nossos defeitos. Devemos nos orgulhar disto. Quem nos ama, continuará nos amando, seja lá qual seja seu pior demônio. Exorcize-o com a luz da verdade.
- Você chega a ser perfeito em suas imperfeições, e único. Você tem qualidades que ninguém mais tem, por mais que você as ignore agora.
- Amar faz bem para o coração. Ame seus pais, avós, seus cachorros e gatos, sua namorada ou namorado, qualquer pessoa que te ame também!
- Você é seu melhor amigo. Na sua conversa mental (sabe a sua voz na sua cabeça?) observe-a se ela está te julgando ou te maltratando. Ela deve ser sua amiga, sua mãe. Cuidar de você com o maior carinho do mundo. Afinal, gente para julgar já tem bastante e você não precisa de uma dentro da sua cabeça.
 - Infelizmente não controlamos nossos pensamentos, e quanto mais tentamos, mais difícil se torna a tarefa. Mas podemos tentar mudar quando um pensamento ruim se inicia, ou quando a nossa conversa mental fica pesada. Muitas vezes funciona.
- A vida não precisa ser levada tão a sério. Relaxe e curta o que tiver que curtir!
- Curta mesmo! Faça coisas diferentes! Dance forró, pinte um quadro, já pensou em aprender a cozinhar comida tailandesa!?
- Não tente controlar tudo na sua vida. O que tiver que ser, será! O que é possível de se programar, ok! O que não for, relaxa e curta a viagem, por mais que pareça desagradável, é a sua viagem e você vai tirar boas coisas dela!
- Fazer exercícios físicos realmente ajuda. Estimula a produção das substâncias maravilhosas que dão sensação de prazer e felicidade (chocolate também, mas vamos precisar de muito, e muito não faz bem).

 Também é importante encarar essa deprê como uma aliada. Ela te indica quando algo está indo mal. Quando você precisa revisar suas atitudes e ações. Ela ensina, como uma professora austera, que no momento sentimos medo mas depois de muito tempo, agradecemos pelas lições.

Quando a conhecemos, quando a olhamos no fundo dos olhos, conseguimos compreender mais as outras pessoas e reconhecer que todos precisam de carinho e amor, por mais que negligenciem isto no momento.

Escrevo este texto para mim, para consultas futuras. Como que um lembrete de tudo que pode ajudar no momento down.

Talvez você esteja passando por isto, e eu quero de coração que estas palavras possam aliviar a barra para você também. Seja forte! Não se entregue!

Nenhum comentário: