segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Utopia I

O mundo não precisa ser tão ruim, e com toda certeza que sou capaz de reunir para fazer uma afirmação tão séria a um clichê tão barato, eu me convenço. Não precisamos das notícias dos jornais para nos dizer o contrário, nem de uma pessoa que nos diga que o mundo é assim e sempre será. Não existem razões para continuar no mundo se ele precisasse continuar como está. Sim, para aqueles que acreditam no "sistema", e usarão essa ideia para dizer que viemos para suportá-lo, de uma forma passiva, sim, vocês estão certos! Está aí uma boa razão para existir e deixar que tudo continue como está. Mas perceber o sistema, e continuar não fazendo nada para melhorá-lo, é tão burro que chega a ser incoerente com o fato de ter sido esperto o suficiente para percebê-lo.

E para tornar o mundo melhor, não precisa se tornar um presidente, nem fundar uma ONG que cuida das crianças com fome na África. Basta fazer o que você pode. Contar até 10 antes de uma discussão, falar bem das pessoas que conhece, conversar com seus amigos... Se você for um médico, você pode atender uma ou duas pessoas carentes em um final de semana, se for um engenheiro pode ajudar a sua cidade ou um hospital, assim como se você for um pedreiro, pode ajudar um vizinho a terminar sua obra. Tem trabalho para todo mundo, e então, você pensa "o que eu vou ganhar com isso?".

A resposta é que eu também gostaria de saber. Mas não sei. Mas de alguma forma, iremos nos ajudar, e de alguma forma isso começa a mudar essa situação que vivemos - Cada um no seu quadrado. E você pode começar a pensar que sou um maluco, querendo pagar de bom moço e que não sei como é a vida de verdade. E você também está certo, porque se você  percebeu fui eu quem escrevi a frase anterior, então saiba que eu já sei disso. Mas ainda assim, eu acredito que podemos mudar. E acredito que possamos amenizar tudo de ruim que vemos nos noticiários, na nossa vizinhança e em nossas casas. É como acreditar em Deus. Se você acredita, você não precisa ver, e nem precisa de razões para não acreditar. Ele de alguma forma existe para você. Eu acredito que também podemos acreditar em um mundo melhor. Porque é enfim, o que queremos.

Olhe ao seu redor, tudo que você usa levou anos para ser como é. Quanta pesquisa, quanta arte e esforço não foram gastas, para que você esteja confortável agora? Quantas mentes brilhantes construíram o seu celular e todo o sistema para que você possa apertar um botão e falar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo?

Precisamos retribuir à coletividade tudo o que ela nos oferece. Precisamos evitar que sejamos estagnados pelo medo, pela ambição, e por outros sentimentos corrosivos. Mexamos nossos traseiros! Façamos valer a pena! Viver com intensidade é desta forma, e não apenas pulando de bungee jump ou bebendo todas nas baladas, como vemos nos comerciais e nas fotos do facebook.

Somos a juventude desta geração, nosso tempo é agora!




Nenhum comentário: