sábado, 24 de janeiro de 2015

Envelheci

Hoje sinto que estou ficando velho. Tenho 25 anos, mas me sinto velho.

As piadas já precisam ser muito boas para roubarem minhas gargalhadas, e quanto ao meu humor, normalmente eu preciso de me lembrar de sorrir. 

As festas e bebedeiras perderam totalmente a graça, se tornaram cansativas e infantis.

Já não debato minhas convicções com pessoas que pensam diferente.

Vivo pensando em fugir para um lugar onde não tenha ninguém (exceto minha família e namorada). Onde eu possa descansar do dia-a-dia.

Sinto que me afastei dos meus amigos - e bilateralmente, eles se afastaram de mim. Talvez porque agora começam a ter suas namoradas(os), esposas (maridos), trabalho e filhos. Ou porque simplesmente fiquei velho e chato.

Sinto-me mais amargo e mais cinza.

As vezes percebo que minha habilidade de comunicação também se esvai. Demoro mais para iniciar uma nova conversa ou para puxar um assunto interessante - muitas vezes já nem puxo.

A ambição por dinheiro e conquistas materiais se anulou. Não vejo graça nenhuma em pessoas que ostentam um jaguar, ou iate. Hoje os valores do dinheiro para mim são o de manter uma casa confortável para que eu e as pessoas que amo possam descansar, o de poder viajar e conhecer novos lugares, o de me alimentar bem. Resumindo, o de manter uma qualidade de vida, sem excessos.

A política do Brasil me deixa profundamente revoltado, e aumenta minha sensação de impotência. 
Me revolta a falta de educação (em todos os sentidos) da grande parte do povo Brasileiro - que cada vez mais parece mais mesquinho, egoísta.

Já não me sinto mais importante, como me sentia quando mais jovem.
Acredito que meus (poucos)  talentos sejam bem comuns, e que não fazem falta a ninguém.

Aos 25 anos, sinto que minha alma envelheceu.

Já me perguntei a razão da vida, e como resposta ganhei uma poltrona de ônibus nos dentes da boca (e mais uma vez sobrevivi a um acidente). Seja lá o que esta resposta quis dizer, entendi que é melhor não se perguntar muito, e viver o que tem que ser vivido. 

Assim continuarei a viver dia após dia.
Um velho em um corpo jovem.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Fragmento I

(...)

Era uma daquelas noites iluminadas vagamente por uma lâmpada de mercúrio alaranjada, feia, parca. Na pele, cortava um ar gélido que eriçava os bulbos capilares à força. Mas não eram as sombras ou o vento que alimentavam aquela sensação estranha. Havia algo a mais no ambiente. Uma tensão que praticamente podia ser ouvida, como um zumbido de interferência em uma alto falante, transgredia as sensações e intuições e também praticamente podia ser tocada, como um véu invisível e espesso.

Na rua, as pessoas se movimentavam de maneira estranha também. Todos a sentiam. Era uma frenesi de corpos, carros, bicicletas, sons, buzinas e borrões de luzes em movimento. Ela podia ser sentida, mas não podia ser entendida. Nada e ninguém sabia o que estava acontecendo. Apenas sentiam.

(...)

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Dia do Amigo

No dia em que se consagrou o "dia do amigo" fui levado a refletir sobre a amizade. Amizade é o rótulo (adoramos rótulos) que damos ao relacionamento que temos com outras pessoas que nos fazem sentir bem quando estamos em suas companhias. É o campo fértil para que você se desenvolva sendo você mesmo.

Amigos sempre entram em nossas vidas e, sem que percebamos, saem. Muitas vezes não se despedem. Outras vezes retornam abrindo a porta da geladeira - mesmo que tenham se passado anos. 

E sobre essa entrada repentina de novos amigos, me recordo daquela máxima: Não fazemos amigos, os reconhecemos. É incrível como novas pessoas podem ser tão importantes para nós mesmos como se fossem amigos antigos, de infância (mais um rótulo).

Ainda sobre o ponto de vista de rótulos, há algum tempo percebi que é injusto e maldoso se rotular amigos. Sabe quando você diz: "esse é meu melhor amigo" ou "tal pessoa é meu amigo do futebol"? Sério, talvez você não devamos fazer isto tão frenquentemente. Amigos são amigos, e pronto. Um dia Joãozinho será seu melhor amigo, outro dia será seu amigo confidente fiel, e quem sabe na semana que vem já será seu "faz-tempo-que-não-conversamos amigo". Mas sempre será amigo.

Mais triste ainda é quando um amigo se distancia de outro amigo porque este outro não lhe dá atenção. Você entenderá com este exemplo: "Não vou convidar o Joãozinho para sair porque ele nunca me convida mesmo". Caramba, que ciclo vicioso é esse que inventamos? Porque simplesmente não desmontamos do nosso orgulho cavalar e nos aproximamos? Amigos, vamos parar de nos evitar! Todos precisamos de amigos, somos felizes quando temos muitos amigos.

Naquele tom clichê de Natal ou Páscoa, que o dia da amizade não seja só hoje, mas que seja todos os dias de nossas vidas. Felizes Dias dos Amigos!



quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Sobre ela

Ela era uma menina, dessas que brincam de boneca, que andam de bicicleta, e que crescem mais rápido que o gramado de um jardim depois da chuva. De menina, se tornou uma jovem, dessas que sonham, e que se esforçam para garantir seu lugar no mundo, e sabem como chamar a atenção no momento certo.

Essa jovem, de certa forma, costumava usar bem esta estratégia. Porque ela não era a mais bonita da classe, nem a mais inteligente, não colecionava prêmios ou medalhas. Era uma jovem comum, vestida em seu uniforme escolar, repetindo dia após dia a rotina de escola e casa. Talvez, também por isso, essa menina fosse tão atraente para um garoto sem talento algum - desses que são sempre os últimos a serem escolhidos para montar um time de futebol.

Os pais precisavam trabalhar muito para suprir todo o potencial dessa garota, e assim ela se tornou um pedaço de mãe e de pai para seus irmãos mais novos. Poucos entenderão a intensidade do o amor dela para com eles. Ser co-responsável de outras vidas já quando pequena, adicionou uma certa maturidade ao seu perfil. Ela mesma já não sabia mais quando foi que se tornara adulta - não a disseram.

Então descobriu - de forma rápida e agressiva como um tapa no rosto - que se tornara uma mulher e que a vida não é feita para meninas. Desde então, luta dia após dia na busca pelo seu sucesso. Essa luta arde, como arnica na ferida. Arde e a faz forte, e corajosa - até mais que muitos homens. É difícil assumir que uma mulher é mais forte que você, quando você é um homem. E ela é.

Tão forte que, antagonicamente, é frágil em seus sentimentos. Eles são como a gema de um ovo, guardados com muito zelo atrás de uma rígida muralha de cálcio - e um ar sério - de milímetros de espessura.

Mais fácil seria contar o número de gotas de água no mar, do que descrever essa mulher em suas infinitas características. Mas o mar, é bonito e a gente não cansa de ver. Ela é assim, incansável de amar.

Para Maria Alice

sábado, 2 de novembro de 2013

Evolui

Evolui-te, que para trás não tem volta.
Cresce, que é para ajudar os menores.
Corre, que o tempo passa rápido.

Não existe chegada, nem há tempo para parada.
Não existe fim, pódio ou paraíso.
Nem mesmo o inferno existe.
Imagina inferno mais aterrorizante que o infinito?

Progride, que é melhor que ser levado pelo progresso.
Trabalhe, que é a razão em um primeiro passo mais próxima da existência.
Persiste, que é assim que a água lapida a pedra.

Não existe segurança, nem paz.
Nem mesmo a Guerra mantém a paz.
Busque a paz, porque ela está além do horizonte.
E o horizonte é inalcançável - e portanto, uma meta.

Ninguém é teu superior, nem teu inferior.
Teu próximo é teu amor, superior, maior.
Teu amor é tua razão, teu motivo.
E tua única luz, norte, guia.
Corre, Cresce, Ame, Progride, Trabalhe, Persiste, Evolui.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Espaços

Ela foi embora.
Deixou espaços por todo lado.
Sobra espaço nas cadeiras da mesa de jantar,
Espaços no sofá,
Espaços em um abraço aberto,
Espaços ao lado esquerdo da cama,
Espaços no banheiro ao escovar os dentes,
Espaços por toda a casa,
por todas ruas, bairros, cidades.
Incompletáveis.
Espaços tão vazios como meu peito agora.
Um coração que agora é um salão de festas,
depois que a festa acabou,
a última pessoa se foi,
e a luz se apagou.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Folha em vento

Uma folha em branco,
Pronta para ser qualquer coisa,
Um avião, um barco, uma música, um poema.

Uma folha da árvore,
Pronta para deixar o galho,
e voar ao vento rumo ao seu fim.

A cor branca, ou a folha verde,
Prontas para serem esquecidas,
E serem esquecidas em algum capítulo.

domingo, 19 de maio de 2013

Filosofia sobre a vida (desabafo)

Penso sobre o que enfim é a vida, e a razão pela qual a seleção natural transpassa os muros da natureza. A seleção natural está presente em cado ato e pensamento humano, e entendê-la me leva a um ponto de quase loucura. Assim como acontece com os animais, o estado de vigília é constante. A qualquer momento, uma decisão errada pode levar ao seu aniquilamento.

Estou cansado. Esse é o ponto. Reestruturar-me internamente a todo instante, com o objetivo de me adaptar à cada situação, tem me desgastado muito. Assumir que sou um perdedor, afinal de contas, seria mais fácil, se o ímpeto de sobrevivência não fosse natural.

Estou cansado de forçar a todo instante um perfil vencedor. Estou cansado de me submeter às regras sociais que me impuseram na infância, de ouvir calado, de falar baixo, de ser gentil. - A regra é válida apenas para mim, e é mutiladora. É como ser um peixe pequeno sem uma nadadeira. Sou alvo fácil.

A maioria dos meus princípios me fazem fraco. Agora penso que foram ditados por um sistema através de costumes, de religião e de mídia.

Mas se eu ficar forte, se eu sobreviver, para onde eu vou? Realmente valerá a pena? Ensinaram-me que um homem sem princípios, é um homem infeliz. Mas um homem também sofre por manter seus princípios.

Não existem respostas!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Utopia I

O mundo não precisa ser tão ruim, e com toda certeza que sou capaz de reunir para fazer uma afirmação tão séria a um clichê tão barato, eu me convenço. Não precisamos das notícias dos jornais para nos dizer o contrário, nem de uma pessoa que nos diga que o mundo é assim e sempre será. Não existem razões para continuar no mundo se ele precisasse continuar como está. Sim, para aqueles que acreditam no "sistema", e usarão essa ideia para dizer que viemos para suportá-lo, de uma forma passiva, sim, vocês estão certos! Está aí uma boa razão para existir e deixar que tudo continue como está. Mas perceber o sistema, e continuar não fazendo nada para melhorá-lo, é tão burro que chega a ser incoerente com o fato de ter sido esperto o suficiente para percebê-lo.

E para tornar o mundo melhor, não precisa se tornar um presidente, nem fundar uma ONG que cuida das crianças com fome na África. Basta fazer o que você pode. Contar até 10 antes de uma discussão, falar bem das pessoas que conhece, conversar com seus amigos... Se você for um médico, você pode atender uma ou duas pessoas carentes em um final de semana, se for um engenheiro pode ajudar a sua cidade ou um hospital, assim como se você for um pedreiro, pode ajudar um vizinho a terminar sua obra. Tem trabalho para todo mundo, e então, você pensa "o que eu vou ganhar com isso?".

A resposta é que eu também gostaria de saber. Mas não sei. Mas de alguma forma, iremos nos ajudar, e de alguma forma isso começa a mudar essa situação que vivemos - Cada um no seu quadrado. E você pode começar a pensar que sou um maluco, querendo pagar de bom moço e que não sei como é a vida de verdade. E você também está certo, porque se você  percebeu fui eu quem escrevi a frase anterior, então saiba que eu já sei disso. Mas ainda assim, eu acredito que podemos mudar. E acredito que possamos amenizar tudo de ruim que vemos nos noticiários, na nossa vizinhança e em nossas casas. É como acreditar em Deus. Se você acredita, você não precisa ver, e nem precisa de razões para não acreditar. Ele de alguma forma existe para você. Eu acredito que também podemos acreditar em um mundo melhor. Porque é enfim, o que queremos.

Olhe ao seu redor, tudo que você usa levou anos para ser como é. Quanta pesquisa, quanta arte e esforço não foram gastas, para que você esteja confortável agora? Quantas mentes brilhantes construíram o seu celular e todo o sistema para que você possa apertar um botão e falar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo?

Precisamos retribuir à coletividade tudo o que ela nos oferece. Precisamos evitar que sejamos estagnados pelo medo, pela ambição, e por outros sentimentos corrosivos. Mexamos nossos traseiros! Façamos valer a pena! Viver com intensidade é desta forma, e não apenas pulando de bungee jump ou bebendo todas nas baladas, como vemos nos comerciais e nas fotos do facebook.

Somos a juventude desta geração, nosso tempo é agora!




domingo, 9 de dezembro de 2012

Diamantes

Diamante fajuto,
Com suas faces de vidro,
e seu formato irresoluto.
Transparente e anidro.

Indestrutível em palavras,
Insípido em ações,
Infértil em sentimentos,
Incolor em sentido.

Diamante anidro,
Insípido e irresoluto,
Acredite! É de vidro!
Transparente mas fajuto!



domingo, 25 de novembro de 2012

Cor Branca pálida

Sinto falta de todas tuas cores,
De todos seus sons.
De todo teu tato, paladar, olfato.

E todas suas cores misturadas, unidas,
como se passassem por um prisma,
em sua única cor branca, pálida.

E me sinto um bobo quando estou com você,
porque não há nada que você não saiba.
Nem conselho que eu não acate.
Nenhuma palavra que você me derrama,
É desperdiçada - aproveito todas.

Sua música, quando quer ficar sozinha,
e ainda me é companhia alegre.
Seu toque é o domínio, o exorcismo dos meus demônios.
Sua presença me faz inteiro, de alguma forma.

Aceite meus pedidos de perdão,
e minhas promessas de ser melhor.
Porque embora eu ainda erre novamente,
saiba que estou mudando todos dias para ser o melhor para você.




Tum-tum, Tic-Tac

Bate, contraí e desamaça,
Na sequência de tic-tacs de relógio,
No descompasso da dança de um bêbado,
Desamaça, embrulha e desembrulha.

Tum-tum, tic-tac.
Tic-tum, tum-tac.
Tum-tic, tum-tac,
tic-tac, tum-tum.

Se arrasta no sapato da rapariga,
e se amassa ao pisar dos passos.
Segue a dança e o movimento,
e se colore de vermelho.
Vermelho de lábio trêmulo,
de pétala de rosa falsa,
de vinho barato,
de sangue vivo.

Bate, desembrulha e amassa,
No escuro que ninguém vê,
Na fluidez do cigarro em fumaça,
Tum-tum, tic-tac.


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Nota sobre Deus

Deixar que os dados sejam jogados, sem pensar nas estratégias e nos blefes.
Se Deus existe, Ele toma suas decisões no mundo onde tudo é incerto, onde tudo pode mudar, a qualquer momento.
No mundo aleatório, onde nenhum humano é capaz de controlar, Deus faz suas escolhas.



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Gota de Saudade I

O que dói é ao mesmo tempo aquilo que conforta,
Saber que tudo tem um ciclo, um fim, e também um novo início.
Dói saber que acabou, e que amanhã ao despertar, estaremos seguindo nossas vidas.
Dói saber que amanhã seguiremos em caminhos diferentes,
Caminhos que podem nunca mais se cruzar, e nos afastar cada vez mais.
Dói saber que todos teremos muitos amanhãs, e muitos caminhos, e que estaremos cada vez mais longe.
A dor tem o sabor do mar, em gotas amargas de lágrimas fugidas de um olho que já foi cúmplice de muitos projetos juntos, de muitas coisas erradas que estão a salvo em segredos, de muitos momentos felizes e de momentos que doeram desatinadamente.
Em todos esses momentos, se valeram apena, foi porque estávamos juntos. Foi porque de algum modo, tivemos pessoas que fizeram o coração bater mais feliz, e em sincronia.
O fim, quando chega, marca a alma com uma cicatriz dolorida que se chama saudade. Uma cicatriz que ficará debaixo das nossas roupas do dia-a-dia, mas que nos momentos em que tivermos tempo para encontrar a nós mesmos, em reflexão, nos lembrará de todos momentos que passamos juntos.
Momentos tão doces como as nuvens de algodão no céu, que se evanescem com um sopro de vento...
A pior dor do mundo, é a certeza de que o tempo não volta mais. É sentir-se prisioneiro do presente. É saber que quanto mais se deseja voltar ao passado, mais se é arrastado para o futuro. É involuntário, é violento.