Deixar que os dados sejam jogados, sem pensar nas estratégias e nos blefes.
Se Deus existe, Ele toma suas decisões no mundo onde tudo é incerto, onde tudo pode mudar, a qualquer momento.
No mundo aleatório, onde nenhum humano é capaz de controlar, Deus faz suas escolhas.
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
Gota de Saudade I
O que dói é ao mesmo tempo aquilo que conforta,
Saber que tudo tem um ciclo, um fim, e também um novo início.
Dói saber que acabou, e que amanhã ao despertar, estaremos seguindo nossas vidas.
Dói saber que amanhã seguiremos em caminhos diferentes,
Caminhos que podem nunca mais se cruzar, e nos afastar cada vez mais.
Dói saber que todos teremos muitos amanhãs, e muitos caminhos, e que estaremos cada vez mais longe.
A dor tem o sabor do mar, em gotas amargas de lágrimas fugidas de um olho que já foi cúmplice de muitos projetos juntos, de muitas coisas erradas que estão a salvo em segredos, de muitos momentos felizes e de momentos que doeram desatinadamente.
Em todos esses momentos, se valeram apena, foi porque estávamos juntos. Foi porque de algum modo, tivemos pessoas que fizeram o coração bater mais feliz, e em sincronia.
O fim, quando chega, marca a alma com uma cicatriz dolorida que se chama saudade. Uma cicatriz que ficará debaixo das nossas roupas do dia-a-dia, mas que nos momentos em que tivermos tempo para encontrar a nós mesmos, em reflexão, nos lembrará de todos momentos que passamos juntos.
Momentos tão doces como as nuvens de algodão no céu, que se evanescem com um sopro de vento...
A pior dor do mundo, é a certeza de que o tempo não volta mais. É sentir-se prisioneiro do presente. É saber que quanto mais se deseja voltar ao passado, mais se é arrastado para o futuro. É involuntário, é violento.
Saber que tudo tem um ciclo, um fim, e também um novo início.
Dói saber que acabou, e que amanhã ao despertar, estaremos seguindo nossas vidas.
Dói saber que amanhã seguiremos em caminhos diferentes,
Caminhos que podem nunca mais se cruzar, e nos afastar cada vez mais.
Dói saber que todos teremos muitos amanhãs, e muitos caminhos, e que estaremos cada vez mais longe.
A dor tem o sabor do mar, em gotas amargas de lágrimas fugidas de um olho que já foi cúmplice de muitos projetos juntos, de muitas coisas erradas que estão a salvo em segredos, de muitos momentos felizes e de momentos que doeram desatinadamente.
Em todos esses momentos, se valeram apena, foi porque estávamos juntos. Foi porque de algum modo, tivemos pessoas que fizeram o coração bater mais feliz, e em sincronia.
O fim, quando chega, marca a alma com uma cicatriz dolorida que se chama saudade. Uma cicatriz que ficará debaixo das nossas roupas do dia-a-dia, mas que nos momentos em que tivermos tempo para encontrar a nós mesmos, em reflexão, nos lembrará de todos momentos que passamos juntos.
Momentos tão doces como as nuvens de algodão no céu, que se evanescem com um sopro de vento...
A pior dor do mundo, é a certeza de que o tempo não volta mais. É sentir-se prisioneiro do presente. É saber que quanto mais se deseja voltar ao passado, mais se é arrastado para o futuro. É involuntário, é violento.
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Confissões
Dentre minhas confissões indiscretas,
confesso discretamente que errei.
Errei por amor ao caminho mais encurvado,
por amor àquilo dado como perdido e inviável.
Errei por amor em errar.
Porque errar me dá autonomia sob tudo,
Errar me faz humano e surpreendentemente desprezível.
Errei inúmeras vezes de diversas formas e incontáveis pessoas.
Errei, me confessei aos meus fantasmas ouvintes, e me perdoei.
Os erros me fazem transparente como a água que corre para o mar.
Errei de forma que me tornei adulto,
e agora responsável pelas consequências de cada ato errado.
Devo desculpas por errar?
Porque a cada par de erros, encontro um acerto irrefutável.
Então não me desculpe por me encontrar,
Sou toda essa parafernália de sentimentos, instintos e raciocínios,
que forma seres humanos assim como você.
Errados, que erram.
confesso discretamente que errei.
Errei por amor ao caminho mais encurvado,
por amor àquilo dado como perdido e inviável.
Errei por amor em errar.
Porque errar me dá autonomia sob tudo,
Errar me faz humano e surpreendentemente desprezível.
Errei inúmeras vezes de diversas formas e incontáveis pessoas.
Errei, me confessei aos meus fantasmas ouvintes, e me perdoei.
Os erros me fazem transparente como a água que corre para o mar.
Errei de forma que me tornei adulto,
e agora responsável pelas consequências de cada ato errado.
Devo desculpas por errar?
Porque a cada par de erros, encontro um acerto irrefutável.
Então não me desculpe por me encontrar,
Sou toda essa parafernália de sentimentos, instintos e raciocínios,
que forma seres humanos assim como você.
Errados, que erram.
terça-feira, 10 de julho de 2012
Circo
Na minha tenda vermelha cor de céu,
No meu circo toda hora tem felicidade,
Ainda que pintada em máscaras de papel.
Os meus animais são adestrados e inteligentes,
Passam fome por detrás dos panos.
Mas são tão lindos! Quem se importa?
O importante é sempre fazer rir aos insanos!
Meus palhaços são alegres e saltitantes,
O importante é sempre fazer rir aos insanos!
Meus palhaços são alegres e saltitantes,
Em overdose crônica com seus antidepressivos,
Mas são tão felizes! Quem se importa?
Que se infartem de rir esses subversivos!
Os mágicos são misteriosos e impressionantes!
Usam truques baratos para iludir as crianças,
Que se infartem de rir esses subversivos!
Os mágicos são misteriosos e impressionantes!
Usam truques baratos para iludir as crianças,
Mas são magníficos! Quem se importa?
Não há motivos para desconfianças.
Esse é o meu circo,
Não há motivos para desconfianças.
Esse é o meu circo,
Dizendo a você mentiras suaves,
Verdades transgredidas na transversal,
Poupando o respeitável público da verdade,
Nua, Crua, Fútil e Cruel,
E tornando o mundo um lugar maravilhoso!
Numa tenda vermelha cor do céu!
Afinal, quem se importa?
O espetáculo não pode parar!
Afinal, quem se importa?
O espetáculo não pode parar!
sexta-feira, 29 de junho de 2012
Poema do Injustiçado
No mais, é isso.
Um papel em branco e uma caneta,
um convite e uma porta aberta.
A lágrima em tinta preta.
Cansado de usar os ouvidos,
Torno-me surdo para o cotidiano.
Talvez os sons das vozes tenham ficado roucos,
vítimas da cólera e do egoísmo desumano.
É isso, no mais.
Porque no fim, ainda envelhecemos,
e a morte é a certeza instaurada em nossos corpos.
As vozes ainda ignoram a lei, roucas.
Assim como a justiça, vozes roucas têm olhos cegos,
E o brilho no olho vem do ouro cobiçado.
E o ouro cobiçado vem de outrém roubado.
Roubado, Assassinado, Decapitado e Esquartejado.
Porque a Justiça é cega, e não enxerga os pequenos.
E esse é o poema do Injustiçado,
Entoando as notas de um mundo real em carne crua.
Seco, ríspido, violento e verdadeiro.
Porém disfarçado na bondade tua.
Um papel em branco e uma caneta,
um convite e uma porta aberta.
A lágrima em tinta preta.
Cansado de usar os ouvidos,
Torno-me surdo para o cotidiano.
Talvez os sons das vozes tenham ficado roucos,
vítimas da cólera e do egoísmo desumano.
É isso, no mais.
Porque no fim, ainda envelhecemos,
e a morte é a certeza instaurada em nossos corpos.
Assim como a justiça, vozes roucas têm olhos cegos,
E o brilho no olho vem do ouro cobiçado.
E o ouro cobiçado vem de outrém roubado.
Roubado, Assassinado, Decapitado e Esquartejado.
Porque a Justiça é cega, e não enxerga os pequenos.
E esse é o poema do Injustiçado,
Entoando as notas de um mundo real em carne crua.
Seco, ríspido, violento e verdadeiro.
Porém disfarçado na bondade tua.
segunda-feira, 5 de março de 2012
Sol
Viver pode ser fascinante, caso você olhe o mundo como um menino. Caso você esqueça das telas de computadores, de limites de cartões de crédito, de relatórios a serem entregues. Se você simplesmente olha a mesma coisa, notando que ela está 1 dia diferente. Se você é capaz de sentir novidade, energia e a mão de Deus em cada parte da sua vida.
Se você abre seu peito, e deixa o mar entrar. Invadir e levar tudo de ruim que está guardado por dentro. Com o mar virão os peixes, o Sol e céu azul. Poderão vir também nuvens de chuva, e o tempo nublado. E o que importa? A chuva deve cair e molhar sua pele, penetrar na sua alma, lavar suas tristezas! Porque quando o Sol voltar, você deve brilhar!
Esteja pronto para brilhar! Mas brilhe com todas suas forças, brilhe com a intenção de iluminar, e fazer brilhar outras pessoas. Não deixe sua luz se apagar por nada. E que essa seja sua única missão: Ser luz.
E se sentir sua luz fraca, olhe para o Sol, mesmo que por detrás das nuvens ou refletido na lua, e lembre-se que sua fonte incessante de energia está ali, sempre. Deus também - ao seu lado.
Se você abre seu peito, e deixa o mar entrar. Invadir e levar tudo de ruim que está guardado por dentro. Com o mar virão os peixes, o Sol e céu azul. Poderão vir também nuvens de chuva, e o tempo nublado. E o que importa? A chuva deve cair e molhar sua pele, penetrar na sua alma, lavar suas tristezas! Porque quando o Sol voltar, você deve brilhar!
Esteja pronto para brilhar! Mas brilhe com todas suas forças, brilhe com a intenção de iluminar, e fazer brilhar outras pessoas. Não deixe sua luz se apagar por nada. E que essa seja sua única missão: Ser luz.
E se sentir sua luz fraca, olhe para o Sol, mesmo que por detrás das nuvens ou refletido na lua, e lembre-se que sua fonte incessante de energia está ali, sempre. Deus também - ao seu lado.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Felicidade
Não sou feliz em plenitude. Ainda sou bem humano, e por mais que eu tenha muito mais do que mereço, ainda fico triste. Mas hoje pensei e percebi que existem duas óticas para a felicidade: Uma é ser feliz sob sua própria ótica, viver o que você pensa que te faz e fará feliz. A outra é ser feliz pela ótica dos outros, e viver perdido, porque os outros são muitos, e mudam de ideia a todo instante.
Por mais que sua ótica esteja errada, ela é sua. E de algum modo, você se orgulhará disto.
Por mais que sua ótica esteja errada, ela é sua. E de algum modo, você se orgulhará disto.
domingo, 8 de janeiro de 2012
Nude (Radiohead)
Don't get any big ideas
They're not gonna happen
You paint yourself white
And fill all with noise
But there'll be something missing
Now that you've found it, it's gone
Now that you feel it, you don't
You've gone off the rails
So don't get any big ideas
They're not going to happen
You'll go to hell for what your dirty mind is thinking
sábado, 7 de janeiro de 2012
Astronauta

Acho que ando um pouco desiludido,
como se o tempo corroesse meus sonhos,
assim como o ferro que corrói no tempo.
Também não quero assumir nada que me faça pensar demais.
Quero ir passando de porta em porta do meu eu,
entrando em cada canto,
Revirando tudo que já conheço,
E iluminar os quartos que ainda estão escuros.
Quero continuar guardando as fotos dos meus entes queridos - vivos ou não,
e queimar todas as figurinhas e pôsteres daqueles que são apenas ilusões.
Gosto do meu silêncio interior, da minha conversa comigo mesmo.
Mas é que eu sei o que eu vou responder, a cada pergunta que faço pra mim.
Jogar xadrez você mesmo, pode ser algo interminável.
Mas se eu ganhar ou perder, quem ganha e perde sou eu.
Ganhando e perdendo na mesma jogada.
Uma forma de continuar sendo zero.
Sinto que a cada dia, vou me isolando mais.
Não que eu não tenha amigos, família e amantes.
Mas existe um grande espaço entre mim e todos eles.
E de uma forma doente eu mantenho este espaço.
Talvez se eu fosse um astronauta perdido no espaço,
Eu me encontraria.
E ao me econtrar, ficaria sozinho.
domingo, 1 de janeiro de 2012
Ano Novo
Senhoras e Senhores,
Sejam bem vindos ao novo ano.
Olhem ao seu redor, e vejam que na verdade, nada mudou.
As dores ainda continuam,
Os corações partidos ainda levarão um tempo para se reconstituírem.
O tráfico, o trânsito, a miséria,
Na verdade estão até piorando.
Olhem para um espelho, e vejam o quanto mudaram.
Pode até ser que neste ano que passou, você tenha ganhado uma cicatriz.
Um mancha de sol, ou as vezes nem mudou em nada.
Pode ser que tenha engordado uns quilos, ou emagrecido.
Mas no fundo, o mundo continua o mesmo.
Porque quem analisa de ano em ano, de mês em mês ou diariamente,
não pode perceber mudanças.
Porque a maioria das grandes mudanças leva mais de um ano para acontecerem.
É preciso começar mudando coisas pequenas,
Melhor ainda, começar com planos e planejamentos.
Conseguir visualizar coisas melhores daqui 4, 5 ou 10 anos!
Senhoras e Senhores,
Ao mesmo tempo em que comemoram o ano novo,
E se fartam com ceias majestosas e bebidas caras,
Se esquecem das famílias que estão agora em casa com fome.
Das pessoas que estão sozinhas, precisando somente de um telefonema que tenha a mensagem de um ano novo.
E nem mesmo respeitam o lugar onde estão,
Deixando as praias intensamente poluídas.
Porque Senhoras e Senhores,
Afinal, hipocritamente esperamos um ano novo,
Fazendo e ignorando tudo e todos da mesma forma de sempre.
A mudança começa de dentro de nós mesmos.
Senhoras e Senhores,
Para um feliz ano novo,
Desejo para sua felicidade,
Um ano de intensas mudanças internas.
A recompensa só vem depois do trabalho.
Sejam bem vindos ao novo ano.
Olhem ao seu redor, e vejam que na verdade, nada mudou.
As dores ainda continuam,
Os corações partidos ainda levarão um tempo para se reconstituírem.
O tráfico, o trânsito, a miséria,
Na verdade estão até piorando.
Olhem para um espelho, e vejam o quanto mudaram.
Pode até ser que neste ano que passou, você tenha ganhado uma cicatriz.
Um mancha de sol, ou as vezes nem mudou em nada.
Pode ser que tenha engordado uns quilos, ou emagrecido.
Mas no fundo, o mundo continua o mesmo.
Porque quem analisa de ano em ano, de mês em mês ou diariamente,
não pode perceber mudanças.
Porque a maioria das grandes mudanças leva mais de um ano para acontecerem.
É preciso começar mudando coisas pequenas,
Melhor ainda, começar com planos e planejamentos.
Conseguir visualizar coisas melhores daqui 4, 5 ou 10 anos!
Senhoras e Senhores,
Ao mesmo tempo em que comemoram o ano novo,
E se fartam com ceias majestosas e bebidas caras,
Se esquecem das famílias que estão agora em casa com fome.
Das pessoas que estão sozinhas, precisando somente de um telefonema que tenha a mensagem de um ano novo.
E nem mesmo respeitam o lugar onde estão,
Deixando as praias intensamente poluídas.
Porque Senhoras e Senhores,
Afinal, hipocritamente esperamos um ano novo,
Fazendo e ignorando tudo e todos da mesma forma de sempre.
A mudança começa de dentro de nós mesmos.
Senhoras e Senhores,
Para um feliz ano novo,
Desejo para sua felicidade,
Um ano de intensas mudanças internas.
A recompensa só vem depois do trabalho.
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Conta-Gotas
No conta-gotas,
No ponteiro do relógio,
cada segundo.
Cada parte do tempo,
Um sorriso,
Um olhar,
Uma lembrança.
Depois a pele enrugada,
E o sorriso.
O olhar,
E agora lembrança.
No conta-gotas,
A vida se vai,
Como as gotas da chuva,
Como o rio para o mar.
No ponteiro do relógio,
cada segundo.
Cada parte do tempo,
Um sorriso,
Um olhar,
Uma lembrança.
Depois a pele enrugada,
E o sorriso.
O olhar,
E agora lembrança.
No conta-gotas,
A vida se vai,
Como as gotas da chuva,
Como o rio para o mar.
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Essência
Do perfume quero toda a essência em uma só gota.
- E que a gota me provoque náuseas, me irrite, me apaixone.
Da poesia inerte nos papéis, eu quero as lágrimas derramadas.
- E que as lágrimas sejam o sabor do mar, do corpo e do sentimento.
Da música, dos acordes e das notas quero o ritmo.
- Que o ritmo bata o coração, e que seja acelerado, que seja um tango!
Da pintura, quero as tintas, cor por cor, tom por tom.
- Das tintas quero que sejam derramadas, jogadas contra tudo, sem pudor.
Do teatro, quero a cena, quero a máscara e a falsidade.
- Que a falsidade continue fazendo com que o sentimento seja verdadeiro.
Quero tudo que seja intenso.
Quero tudo que dure eternamente em um momento.
Por hora, é o que quero.
- E que a gota me provoque náuseas, me irrite, me apaixone.
Da poesia inerte nos papéis, eu quero as lágrimas derramadas.
- E que as lágrimas sejam o sabor do mar, do corpo e do sentimento.
Da música, dos acordes e das notas quero o ritmo.
- Que o ritmo bata o coração, e que seja acelerado, que seja um tango!
Da pintura, quero as tintas, cor por cor, tom por tom.
- Das tintas quero que sejam derramadas, jogadas contra tudo, sem pudor.
Do teatro, quero a cena, quero a máscara e a falsidade.
- Que a falsidade continue fazendo com que o sentimento seja verdadeiro.
Quero tudo que seja intenso.
Quero tudo que dure eternamente em um momento.
Por hora, é o que quero.
terça-feira, 15 de novembro de 2011
Nostalgia
O tudo é o agora.
E nem o agora já é agora mais.
Logo tudo passa, e já não é mais tudo.
Seja isso ou aquilo, o agora ainda é tudo.
Não existe profecia que dure para sempre,
Não existe caminho sem fim,
Há quem diga que nem o infinito exista.
O que então se diz de mim?
A pior dor é amar o que passou.
Ficar preso segundo após segundo no presente.
Perdido nos momentos de outrora,
Desejar ontem e ver amanhã.
Deus faz tudo certinho,
Já dizia minha avó.
Só queria poder voltar alguns momentos,
Pra nunca mais ficar só.
E nem o agora já é agora mais.
Logo tudo passa, e já não é mais tudo.
Seja isso ou aquilo, o agora ainda é tudo.
Não existe profecia que dure para sempre,
Não existe caminho sem fim,
Há quem diga que nem o infinito exista.
O que então se diz de mim?
A pior dor é amar o que passou.
Ficar preso segundo após segundo no presente.
Perdido nos momentos de outrora,
Desejar ontem e ver amanhã.
Deus faz tudo certinho,
Já dizia minha avó.
Só queria poder voltar alguns momentos,
Pra nunca mais ficar só.
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Mar
Navego em águas que me conduzem a um destino.
Navego sem saber qual é esse destino.
Por vezes me afogo nas águas que invadem meu navio,
e que sempre buscam meu naufrágio.
Sempre volto a tona.
Sempre estou de cabeça erguida para a próxima onda.
O incrível, é quanto mais fortaleço meu navio,
Quanto mais o torno grande, mais fortes são as investidas,
Mais fundo as águas me levam.
Em alguns momentos penso em desistir.
Talvez morrer afogado não seja tão ruim.
Talvez o fundo do mar seja o destino que Deus me deu.
E morrer, mesmo que afogado, pode me trazer paz.
E assim como as águas, que me levam,
sigo sem tomar nenhuma decisão.
Apenas aguentando firme as tempestades no mar.
Assinar:
Postagens (Atom)